Divulgação do relatório Fostering cooperation in the European Union on skills, training and knowledge transfer in cultural heritage professions

Fostering CooperationA forma mais eficaz de gerir, proteger, promover e melhorar o património cultural da Europa é garantir que as pessoas que fazem este trabalho (e todas as partes interessadas que tomam decisões que afectam o património cultural) têm as competências essenciais (tradicionais e emergentes) para cumprir estas funções complexas, desafiantes e necessárias.

É de acordo com este postulado que o Conselho da Europa justifica a publicação, no passado dia 03 de Junho, do relatório Fostering cooperation in the European Union on skills, training and knowledge transfer in cultural heritage professions, um passo crucial na restruturação das políticas europeias relativas à formação e educação para as profissões do património.

Pela primeira vez, o Conselho da Europa convidou um grupo de peritos nacionais para investigar competências, formação e transferência de conhecimentos nas profissões do património na Europa. O grupo efectuou o trabalho em 2017 e 2018, no âmbito do Plano de Trabalho para a Cultura 2015-2018, com o apoio da Comissão Europeia. Este relatório pretende ser um recurso para a União Europeia garantir a sustentabilidade a longo prazo do património cultural da Europa. Pretende fazê-lo contribuindo para o objectivo do Ano Europeu do Património Cultural 2018: "apoiar o desenvolvimento de competências especializadas e melhorar a gestão do conhecimento e a transferência de conhecimentos no sector do património cultural, tendo em conta as implicações da mudança digital". O relatório contribuirá também para o Quadro Europeu de Acção para o Património Cultural (European Framework for Action on Cultural Heritage, lançado pela Comissão Europeia com o objetivo de estabelecer uma política concreta para o sector nos próximos anos. O grupo de trabalho contou com a presença de dois portugueses: Elis Marçal, membro da direcção da ARP, que participou como representante do Voices of Culture/ E.C.C.O, colaborando na leitura, consultoria e revisão do documento, e Rui Ferreira da Silva (DGPC), como consultor sénior.



1995 © ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Todos os direitos reservados.
Morada: Rua Saraiva de Carvalho Nº8 - Águas Furtadas, 1250-243 Lisboa - Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Facebook